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Passo a passo: como montar um plano de negócios impecável

Passo a passo: como montar um plano de negócios impecável

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Você deseja montar um negócio próprio? Por conta da crise financeira, é natural que as pessoas olhem o empreendedorismo como alternativa ao trabalho convencional — mas se engana quem acredita que o processo é fácil. Por isso, o interessado deve saber como montar um plano de negócios para reduzir os riscos.

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, a cada dez empresas, seis fecham as portas antes de completar cinco anos. Não podemos negar o quanto o cenário econômico influencia nas questões. Portanto, como sobreviver no mercado?

Depois de ler este artigo, você conhecerá os passos fundamentais para desenvolver um negócio lucrativo. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira!

Faça uma análise de mercado

Ao iniciar um negócio, é fato que o empreendedor deve ter um cliente bem definido para aumentar o número de vendas.

O problema é que a prática é negligenciada por alguns empresários, que acreditam ser um processo desnecessário. Por outro lado, o seu uso permite definir melhores estratégias — caso os resultados não sejam como o esperado.

Dito isso, você deve se questionar:

  • Para quem estou vendendo?
  • O que eles buscam no mercado?
  • Quem são os meus concorrentes?
  • Por quais motivos os clientes compram deles?
  • O que faltou para os outros clientes não comprarem deles?

Ao entender o perfil do seu cliente, bem como conhecer as suas necessidades, você pode desenvolver estratégias mais efetivas para convencer o seu usuário a adquirir o produto.

Além disso, caso ainda assim não consiga atingir suas metas, o processo permite identificar se os seus clientes realmente precisam do produto oferecido. Nesse caso, a sua empresa deve procurar novas soluções para oferecer às pessoas.

Já a análise de concorrência permite que você entenda quais abordagens funcionam ou não para atrair os clientes. Assim, procure aperfeiçoar os pontos positivos e explore os lados negativos.

Ao entender a insatisfação de um usuário, você tem maiores chances de conquistar esse público, tornando isso uma verdadeira vantagem competitiva para o seu negócio.

Com os dados em mãos, você tem a oportunidade tanto de explorar as falhas cometidas pelos concorrentes quanto de aperfeiçoar as suas práticas.

Assim, você pode explorar diferentes áreas de atuação, desde a comunicação até os preços praticados pelos concorrentes.

Conheça os melhores fornecedores

Ao pesquisar o mercado, você pode também definir quais são os melhores fornecedores. Entre eles, quais cobram os menores preços, garantem melhor qualidade ou até mesmo cumprem com o prazo de entrega.

Quando nos voltamos para o cenário de softwares, podemos definir quais são as empresas que entregam os programas com a melhor qualidade e garantem a manutenção, caso ocorra algum problema.

Realize um sumário executivo

Basicamente, o sumário executivo tem como objetivo antecipar os pontos principais da sua companhia. Para isso, defina

  • a empresa;
  • os diferenciais competitivos;
  • a missão;
  • o perfil do empreendedor;
  • os produtos e serviços;
  • o mercado em atuação;
  • a localização;
  • o valor investido;
  • a forma jurídica;
  • o enquadramento tributário.

Ao definir os pontos acima, você pode destacar os detalhes mais importantes quando for apresentar uma visão geral do seu planejamento, bem como chamar a atenção das pessoas interessadas.

Faça uma análise estratégica

Por conta das mudanças constantes no mercado, é fato que nós, enquanto empreendedores, devemos estar atentos às oportunidades.

Para auxiliar no processo, podemos utilizar a matriz F.O.F.A. para definir, de maneira prática, tanto as situações favoráveis quanto as desfavoráveis para nos mantermos no mercado competitivo.

Para isso, você deve definir os seguintes pontos:

  • Forças: detalhes internos da empresa ou de seu proprietário. As suas características representam uma vantagem competitiva diante da concorrência para atingir determinado objetivo;
  • Oportunidades: situações externas favoráveis ao seu negócio. Elas permitem que você tenha facilidade para alcançar os resultados ou melhorar a sua posição no mercado;
  • Fraquezas: fatores internos da companhia que o colocam em desvantagem competitiva;
  • Ameaças: situações externas nas quais você deve tomar um novo rumo para se adaptar às mudanças do mercado.

Promova um plano de marketing

Nessa etapa, o empreendedor deve utilizar os dados acima para definir uma abordagem que prenda a atenção do cliente em uma oferta.

Acima, nos referimos sobre a realização de uma pesquisa de mercado que englobe dos clientes aos concorrentes. A seguir, apresentaremos um uso mais prático dessas informações. Acompanhe!

Planejamento

Durante a fase de planejamento, é fundamental que você conheça o perfil do cliente que deseja alcançar.

Ao empregar os dados levantados no início do artigo, você pode utilizar as informações para desenvolver campanhas efetivas e personalizadas para o seu usuário. Para complementar, procure saber quais são os canais de comunicação mais frequentados por ele.

A informação tem grande importância para que você tenha presença online e assim consiga gerar interesse do público que deseja alcançar.

O processo pode ser utilizado da mesma forma em seus concorrentes. Ao entender a forma que eles trabalham nas redes sociais, você pode adaptar ideias para utilizar em seu próprio negócio.

Implementação

Na fase de implantação, a sua equipe deve executar todas as atividades que foram pensadas durante o planejamento.

Além disso, você pode optar tanto por utilizar o impulsionamento de campanhas, usando anúncios pagos, quanto optar pelo orgânico, onde as pessoas encontram o seu perfil por meio de publicações gratuitas.

Mas saiba que o uso correto da primeira opção tende a trazer resultados mais rápidos. Por isso, estude os formatos que deseja utilizar em sua estratégia.

Para auxiliar na divulgação, uma prática bastante abordada quando há uma revenda de softwares é permitir que os usuários testem o serviço por um determinado período. Assim, ao ter contato direto com o programa, o cliente pode ter maior interesse e adquirir a licença do produto.

Avaliação

Depois de executar a campanha, você deve utilizar métricas (KPI’s) para saber se os resultados atingiram as metas definidas.

Independentemente da situação, o empreendedor deve tomar como aprendizado para que ele possa desenvolver estratégias mais eficientes nos próximos lançamentos.

Tenha um plano operacional

No mercado de softwares, o plano operacional define se a companhia será responsável por desenvolver ou se apenas revenderá os programas.

Além disso, você deve definir quantas pessoas serão responsáveis pelas atividades, bem como os equipamentos que serão utilizados.

Previna-se com um plano financeiro

A etapa permite verificar a viabilidade do processo — seja abertura, manutenção ou expansão de um negócio. Por esse motivo, você deve considerar:

  • investimentos fixos: são os recursos a serem utilizados para manter o funcionamento da empresa. Entre eles, podemos citar computadores e hospedagem, por exemplo;
  • capital de giro: é o montante necessário para manter o ciclo de compra e venda saudável. Nesse caso, um valor suficiente para comprar novas licenças de software para a sua revenda;
  • prazo de retorno de investimento: definir em quanto tempo a empresa passará a obter lucro em todo o processo;
  • faturamento mínimo: é o faturamento mínimo mensal que a empresa deverá atingir para não ter prejuízo.

Ao desenvolver um plano financeiro, você pode ter uma ideia clara do quanto está gastando para abrir o seu empreendimento. Assim, além de ter maior controle sobre os riscos, você terá maior facilidade caso precise mudar a estratégia de seu investimento.

Faça uma simulação de cenários

Sabemos que imprevistos sempre acontecem, não é mesmo? O problema é que temos o costume de pensar apenas no cenário positivo, onde a empresa alcança a meta semanal de vendas, os clientes se interessam pelo nosso produto com facilidade e não há qualquer sinal de concorrência.

Porém, no mundo real, é bem provável que qualquer uma das três situações (ou até mesmo todas) aconteçam em seu negócio.

Para se prevenir, defina uma situação onde a sua empresa se depare apenas com o revés (baixo número de vendas, aumento da concorrência e custos de produção). Quais medidas você deve tomar para eliminar os problemas?

Em caso positivo, onde há um aumento nas vendas, onde os clientes optam por você ou há uma redução de custos? De que maneira você pode aproveitar a situação e potencializar ainda mais o seu negócio?

Como afirmamos, abrir um novo negócio é complexo e incerto, porém não é impossível. Seja para criar uma estratégia de marketing ou para ter maior controle financeiro, ao saber como montar um plano de negócios, você não só reduzirá as chances de encontrar um problema, como estará mais preparado para lidar com a adversidade.

Você tem interesse em ser dono do seu próprio negócio? Então clique aqui para saber como administrar uma empresa desde o início!

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