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Confira 7 dicas para saber como lidar com os clientes inadimplentes

Confira 7 dicas para saber como lidar com os clientes inadimplentes

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Dirigir um negócio envolve muitos desafios, e um dos mais difíceis é lidar com clientes inadimplentes. A empresa fica em uma situação complicada, pois precisa cobrar o valor, mas também não quer perder o comprador. Além de ser necessário ter muita atenção com o Código de Defesa do Consumidor.

Diante desse impasse, preparamos um conteúdo especial sobre como lidar com a inadimplência na organização. Ficou interessado? Confira o post a seguir e fique expert no assunto!

Por que a inadimplência de clientes pode ser um grave problema para a empresa?

A principal razão da inadimplência ser tão temida pelas empresas é porque ela evita o recebimento do pagamento e traz muitos gastos além do previsto, gerando problemas de gestão financeira. Isso acontece porque a organização precisa empregar um grande tempo de sua força de trabalho na realização das cobranças.

Esse processo não é nada fácil, pois envolve a realização de negociações, a escuta das motivações da irregularidade, a efetivação de um acompanhamento, o cálculo de juros e às vezes, em casos graves, o acionamento da justiça.

Todos esses procedimentos são desgastantes e demandam muita dedicação dos colaboradores. Os profissionais precisam ser bem treinados para lidar bem com os devedores, tratando-os de forma respeitosa e cordial. Assim, há também custos adicionais com capacitação.

A forma de agir também deve ser muito bem calculada, pois a organização não pode desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor. Ela tem direito ao pagamento, mas a cobrança não pode causar dano moral ou constrangimento para o cliente.

Como lidar com clientes inadimplentes?

Há várias estratégias que você pode adotar para lidar com compradores inadimplentes. Veja mais a seguir!

1. Use um sistema de notificações e cobranças

Com o grande volume de informações que as pessoas lidam atualmente, é comum a ocorrência de esquecimento de informações importantes. Muitas vezes, as pessoas confundem as datas de pagamento, embaralham os papéis ou sequer se lembram que tinham algo para pagar.

Lembrar o consumidor sobre a dívida pode ser uma ótima estratégia para evitar aborrecimentos. Isso não precisa ser feito de forma manual. Dependendo do tamanho do negócio, seria muito trabalhoso enviar um e-mail ou ligar para cada cliente inadimplente. Você pode utilizar um sistema de notificações e cobranças. A solução automatiza o processo de envio de lembretes ou de mensagens alertando para o atraso de conta.

2. Analise o crédito antes de vender

A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são importantes portais para qualquer gestor. Por meio dessas páginas, é possível ver se um cliente está com dívidas no nome dele.

Caso tenha dúvida em alguma negociação, você pode adiar ou até mesmo recusar a venda. Se não tiver certeza, evite concretizar a operação de compra. Isso minimiza os riscos e dificuldades para a empresa.

3. Faça um contrato em caso de vendas de maior valor

Uma ótima forma de assegurar seus direitos em casos de transações que envolvem grandes quantias é fazer um contrato. Estabeleça as cláusulas com cuidado, prevendo as medidas que podem ser tomadas caso o cliente não efetue o pagamento até a data marcada. Além disso, demarque os direitos e deveres de cada parte envolvida.

Ao cumprir com o que cabe ao seu empreendimento, você vai ter todo o direito de fazer a cobrança. Isso promove segurança para sua empresa e evita calotes.

4. Facilite o pagamento de contas em atraso

Às vezes os consumidores desejam pagar a conta, mas, por uma série de problemas, não conseguem acessar os canais de pagamento mais convencionais. Nesse momento, é fundamental escutar o cliente e oferecer alternativas para ele.

Você pode perguntar ao consumidor qual seria a melhor via para quitação e atender a essa demanda, se for preciso. O importante é mostrar que há canais diversificados e que o pagamento da dívida pode ser feito de forma fácil. Isso promove um bom relacionamento entre a empresa e o cliente e simplifica todo o processo.

5. Cobre de maneira proativa

É importante ter um bom planejamento sobre a forma de cobrar o cliente, evitando deixar a situação atingir um extremo. O ideal é fazer as comunicações de forma gradativa e respeitosa. Não deixe passar muito tempo depois do prazo de recebimento para enviar uma notificação. Além disso, lembrar o comprador antes do vencimento do prazo é uma boa alternativa.

O ideal é ter um setor estruturado na empresa para a efetivação das cobranças. É importante adicionar uma estratégia sólida e efetiva, que preze por solicitações de pagamento de forma ética e cordial com o cliente.

6. Respeite o Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor é uma importante documentação que regulamenta as relações de comércio e assegura a integridade dos consumidores. Ele garante vários direitos para o cliente e exige que as cobranças sejam feitas de forma discreta, educada e não invasiva.

É fundamental conhecer bem essas normas para ter uma postura adequada com os compradores e preservar boas relações com o público. Além disso, o conhecimento das regras ajuda a evitar ações judiciais e processos.

7. Mantenha canais de comunicação eficientes

Investir em bons canais de comunicação é um passo decisivo para facilitar a cobrança e o contato com o cliente inadimplente. Com meios ruins para trocar informações, a organização tem custos adicionais, desgaste e geração de interferências e ruídos na transmissão das mensagens. Hoje em dia, com e-mail, celular e WhatsApp, ficou muito mais fácil trocar dados com os consumidores, o que otimiza o diálogo e a busca de alternativas.

Não é recomendado que a empresa deixe o processo de cobrança prejudicar a relação com o consumidor. Se o empreendimento comete essa falha, corre o risco de perder o dinheiro e o cliente. Há muitas formas amigáveis de fazer a solicitação do pagamento da dívida, mas mais efetivo ainda é ter um sistema preventivo, com estratégias para lembrar a pessoa do prazo por várias fontes.

Todas as ações devem ser feitas com respeito e cordialidade, seguindo o Código de Defesa do Consumidor. Com motivação, boas estratégias e treinamentos efetivos dos colaboradores, é possível preservar bons laços com os consumidores e receber adequadamente o que é devido.

E então? Gostou de saber como lidar com clientes inadimplentes? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn!

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