A inteligência emocional é a habilidade de uma pessoa de reconhecer as emoções, entender seus efeitos e usar essa informação para orientar o modo de se pensar e de se comportar frente à diversas situações – ajudando você a tomar melhores decisões e atingir suas metas mais rapidamente e forma mais efetiva.
De acordo com o Talent Smart, 90% de pessoas que tem um alto desempenho no local de trabalho possuem inteligência emocional elevada, enquanto 80% de pessoas com baixo desempenho têm baixa IE.
Confira 7 dicas para desenvolver sua inteligência emocional para os negócios.
REFLITA SOBRE AS SUAS PRÓPRIAS EMOÇÕES
Repare em como você geralmente responde quando lê um e-mail negativo. Ao identificar suas próprias emoções e reações, é possível se tornar mais consciente e avaliar melhor as decisões.
PROCURE SABER A OPINIÃO DOS OUTROS
Outras pessoas enxergam as coisas de um jeito diferente de nós mesmos. É importante pedir a um amigo ou alguém em que você confia que lhe diga como você reage em momentos emotivos. As respostas lhe ajudarão a obter uma visão mais precisa de si.
SEJA UM OBSERVADOR
Ser um observador significa ser mais atento às suas emoções atuais. A auto-reflexão é muito importante para estar em sintonia com os próprios sentimentos.
PAUSE ALGUNS SEGUNDOS ANTES DE AGIR OU FALAR
Tirar um momento para parar e pensar antes de agir ou falar é uma habilidade essencial. Agir por impulso quase nunca é a melhor opção. Pratique a pausa antes de responder a um e-mail que lhe deixou com raiva ou antes de postar um comentário nas redes sociais, por exemplo.
PRATIQUE A EMPATIA
Ter empatia é tentar ver uma situação através dos olhos e da vivência de outra pessoa. Podemos não entender porque elas sentem-se de tal forma, mas podemos conectar com os sentimentos e tentarmos uma nova forma de relacionamento.
NÃO LEVE PARA O LADO PESSOAL
Receber uma crítica não é tarefa fácil. Porém ao recebê-la, há duas escolhas: deixar a emoção tomar conta de você ou refletir e tentar aprender com ela. Não deixe a emoção tomar conta de sua cabeça ao receber um feedback negativo. Busque refletir ao máximo sobre ele, aprender e se tornar uma pessoa melhor.
A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO
Como qualquer outra habilidade, a prática é primordial. Ter total controle sobre suas emoções é impossível, mas continuar praticando é a chave para dominar os seus sentimentos.
Assim, a inteligência emocional é essencial na formação, manutenção e aprimoramento das relações pessoais e desenvolvê-la é tarefa importantíssima para o mundo dos negócios.
Até o próximo post.