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Como a técnica Inside Sales pode diminuir os custos da empresa?

Como a técnica Inside Sales pode diminuir os custos da empresa?

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Dentro do setor de vendas, o principal objetivo é maximizar a rentabilidade e cortar o custo de cada cliente. Isso envolve desde a melhor apresentação do produto ou serviço até a otimização dos seus processos de trabalho. E uma das técnicas aplicadas para melhorar as despesas nessa área é o Inside Sales, ou “vendas internas”.

Se você quer entender como esse processo funciona e ver se ele é o melhor para o seu negócio, acompanhe nosso artigo.

Como funciona e por que existe a Inside Sales?

Como o nome dá a entender, essa técnica se refere a quando um negócio deixa sua equipe de vendas localizada dentro da empresa, realizando o processo de prospecção e atendimento remotamente. É um modelo muito popular em diversos países e que tem ganhado mais alcance dentro do Brasil nos últimos anos.

Essa prática surgiu principalmente graças à tecnologia. O processo de venda de alguns produtos e serviços, como softwares, exigia que o vendedor visitasse o cliente presencialmente, o que gerava custos com recursos e tempo. Com a chegada de novas ferramentas de comunicação, é mais fácil manter contato a distância do que visitar um prospect de cada vez.

Quais as vantagens?

Menor custo de deslocamento

Como já mencionamos, os gastos de preservar uma equipe de Inside Sales são bem menores do que os custos para manter um time de vendas tradicional. Faça as contas e você verá como essa prática vale mais a pena.

Uso mais eficiente do tempo

No tempo em que uma pessoa fica presa no trânsito, ela poderia estar dentro da empresa, organizando sua agenda e entrando em contato com outros potenciais clientes. Dessa forma, só são marcadas visitas para clientes que têm maior potencial.

Quais são as desvantagens?

Limitação nas técnicas de venda

Um vendedor experiente conta com diversos recursos de negociação em suas abordagens. Porém, quando todo o contato é feito via telefone, chat ou e-mail, menos opções estão disponíveis, o que limita um pouco seu poder de convencimento.

Investimento inicial em estrutura

Apesar de parecer mais fácil, uma equipe de vendas remota precisa de um grande investimento inicial em estrutura, tecnologia e capacitação. A economia está no médio e longo prazo.

Como desenvolver uma equipe de Inside Sales?

Agora que você entende esse modelo de vendas, como pode colocá-lo em prática? Aqui estão alguns passos básicos.

Invista na capacitação

Sua equipe precisa aprender a usar novas ferramentas e a mudar sua abordagem. Antes de começar qualquer outra mudança, tenha certeza de que seu time está preparado para lidar com essa nova demanda.

Estabeleça metas

Os seus indicadores de performance, ou KPIs, devem ser monitorados religiosamente ao longo do processo. Estabeleça o resultado desejado para esse investimento e veja como trabalhar para alcançá-lo.

Desenvolva a estrutura necessária

Agora entra a parte tecnológica do Inside Sales. Invista em uma estrutura de atendimento adequada, com bancos de dados, softwares de gestão e todos os outros recursos necessários para a sua equipe.

Mude de forma gradual

Mudanças muito bruscas em um negócio provocam instabilidade e desorientam a equipe. É sempre mais seguro promovê-las de forma gradual, avaliando os resultados ao longo do caminho.

Agora que você entende mais sobre Inside Sales, é hora de colocar essa técnica em prática. Se precisar de ajuda com suas vendas, veja aqui alguns argumentos para fechar ainda mais negócios.

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