Um conceito cada vez mais popular no meio empresarial é o de sustentabilidade do negócio. Seu significado está relacionado com a seguinte pergunta: como as empresas podem adotar práticas capazes de reduzir o impacto ambiental e, ainda, gerar lucro com essas medidas?
Talvez essa preocupação pareça muito distante para empresas de determinados segmentos. Mas a verdade é que companhias de todos os portes e setores podem implementar estratégias sustentáveis nos seus empreendimentos.
Neste artigo, vamos explicar como é possível promover tais medidas dentro das companhias. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Entenda o que é sustentabilidade
O termo “sustentabilidade” no meio corporativo pode ser definido como o equilíbrio entre fatores ambientais, sociais e econômicos. Criou-se, então, o conceito de tripé da sustentabilidade, que consiste na estabilidade dos elementos mencionados da seguinte forma:
- ambiental: são as ações que a empresa pode implementar para minimizar os impactos no meio ambiente;
- social: são atitudes que visam a qualidade de vida de pessoas ligadas à empresa;
- econômica: é a lucratividade da empresa.
Assim, além de gerar recursos financeiros, a companhia também promove o bem-estar social enquanto adota políticas de preservação do meio ambiente.
Saiba qual é a importância da sustentabilidade do negócio
Implementar a sustentabilidade no negócio contribui significativamente para o desenvolvimento de ambientes mais saudáveis. Entenda seus efeitos:
Reduz o impacto ambiental
Um dos principais benefícios das políticas sustentáveis é que elas são, também, ecológicas. Isso contribui para minimizar — ou, ainda, eliminar — o impacto negativo que a produção tem no meio ambiente.
Facilita a gestão de custos
Práticas sustentáveis ajudam a empresa a otimizar seus custos. Isso porque as práticas implementadas incentivam alternativas mais econômicas, como: reaproveitamento de materiais, economia de energia elétrica, aproveitamento de recursos, entre outras.
Reforça uma imagem positiva da empresa
Ao adotar políticas de sustentabilidade, a empresa reforça uma imagem positiva para a sociedade. Isso porque a companhia demonstra preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, o que demonstra empatia.
Reduz o desperdício dentro da empresa
Outro ponto importante é a redução de desperdício. Isso inclui desde o consumo consciente de energia ao desperdício de materiais descartáveis, por exemplo.
Melhora a qualidade de vida dos colaboradores
Um dos aspectos mais relevantes é que, ao promover a sustentabilidade no negócio, as ações contribuem para a qualidade de vida de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com a companhia. Isso porque tais práticas incentivam o aumento da produtividade do trabalhador e redução do estresse.
Agora que você já compreendeu a importância da sustentabilidade no negócio, vamos explicar como você pode aplicar o conceito na sua empresa.
Conheça 5 formas de manter a sustentabilidade do negócio
Existem diversas formas de implementar a sustentabilidade no negócio. No geral, tais práticas podem ser adotadas por empresas de diferentes portes e segmentos, já que consistem principalmente em ações administrativas. Confira!
1. Faça um mapeamento da empresa
O primeiro passo para implementar a política na sua empresa é identificar quais são as áreas que aceitam tais mudanças e quais seriam suas soluções. Para isso, pode-se criar uma matriz com todos os setores da empresa. Confira alguns exemplos:
- identificar problemas de mobilidade dos funcionários e elaborar um plano estratégico para otimizar o transporte — como transferir a sede administrativa da empresa para um escritório compartilhado, incentivar o compartilhamento de veículos, entre outras ações;
- permitir o acesso remoto aos funcionários, de modo que eles possam trabalhar via home office — minimizando o desperdício de recursos;
- adotar uma política de horários flexíveis, permitindo que colaboradores passem menos tempo no trânsito e aumentem a sua produtividade.
Além de simples, tais medidas contribuem significativamente para a redução de custos na empresa.
2. Elabore um plano de prevenção de perdas
O plano de prevenção de perdas consiste em identificar quais são os desperdícios rotineiros da empresa e elaborar soluções para tais problemas. Nesse sentido, podemos classificar como “perda” não apenas elementos físicos, como recursos financeiros e horas trabalhadas.
Por exemplo: o retrabalho de colaboradores em funções de falhas cometidas no processo operacional pode ser considerado como uma perda de horas trabalhadas. Para isso, pode-se elaborar um plano de prevenção que consista em uma gestão e supervisão mais eficiente.
3. Incentive o consumo consciente
Outra forma de promover a sustentabilidade no negócio é incentivando o consumo consciente dentro da empresa. Isso inclui: melhor aproveitamento de materiais descartáveis — como copos de plástico, por exemplo —, consumo de energia elétrica, entre outros.
Para isso, pode-se realizar as seguintes ações:
- criar materiais de comunicação, como cartazes com dicas práticas para o consumo consciente;
- distribuir materiais educativos por meio eletrônico, como newsletters e blog posts;
- incentivar o uso de meios de locomoção alternativos, como bicicletas;
- entre outros.
Práticas simples podem ser extremamente eficientes para a empresa. Além de reduzir custos, tais ações também contribuem para reduzir o impacto ambiental.
4. Apoie causas sustentáveis
Apoiar causas sustentáveis, como o desenvolvimento de soluções inovadoras, ONGs e movimentos sociais são excelentes formas de dar um exemplo positivo para seus colaboradores. Assim, a própria empresa desenvolve uma cultura sustentável, o que trará benefícios a longo prazo.
5. Elabore uma política de sustentabilidade empresarial
Outra forma de introduzir a sustentabilidade no negócio é criando uma política empresarial com boas práticas de consumo consciente. Pode-se incluir, por exemplo:
- normas e legislações relacionadas ao consumo e desperdício de recursos;
- medidas recomendadas para descarte de material de forma ecológica;
- recomendação de procedimentos diários para evitar o desperdício;
- entre outros.
Assim, é possível aplicar o conceito dentro da empresa de forma eficaz e natural.
A sustentabilidade do negócio contribui não apenas para a preservação do meio ambiente, como para a qualidade de vida dos colaboradores, funcionários e até mesmo clientes da organização. Além disso, a prática também contribui para aumentar a lucratividade da empresa, já que reduz significativamente o desperdício de recursos e contribui para a redução de custos.
Por isso, é fundamental que sua organização, independentemente do tamanho ou porte, estruture um plano de ação para implementar o conceito na cultura empresarial.
E aí, gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e acompanhe todos os nossos posts!