A demanda por sistemas para supermercado tem aumentado drasticamente. Isso porque, com o aumento da concorrência no setor — tanto com o surgimento de novos estabelecimentos físicos como a chegada de plataformas digitais que prometem revolucionar o jeito de comprar —, muitas empresas perceberam a necessidade de se reinventarem.
Para promover uma experiência de compra melhor para o consumidor final, os supermercados estão investindo ainda mais em tecnologia, de modo a agilizar suas operações, integrar dados e, assim, implementar mudanças que possam afetar positivamente o relacionamento com o cliente.
Isso representa uma grande oportunidade para empresas que desenvolvem e revendem softwares. Neste artigo, vamos listar algumas dicas para o seu negócio atrair a atenção desse segmento. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Entenda o aumento pela demanda de sistemas para supermercado
Afinal: o que explica esse aumento pela demanda de softwares para esse segmento? Nós trouxemos três aspectos que contribuem para o crescimento da procura por tecnologias inovadoras nos supermercados. Confira!
Traz mais inovação para o negócio
Os softwares de gestão reúnem uma série de dados que podem contribuir consideravelmente para o negócio. Isso porque ele traz informações importantes, como:
- o volume de vendas realizadas no mês;
- os produtos que têm mais e menos saída na loja;
- o volume de perdas em decorrência de produtos fora do prazo de validade ou estragados;
- o ticket médio do consumidor;
- o movimento diário de clientes na loja;
- entre outras informações.
Com esses dados em mãos, o supermercado pode implementar mudanças que visam otimizar suas operações e oferecer uma melhor experiência de compra para o seu consumidor.
Melhora o relacionamento com o cliente
Um bom sistema de gestão permite identificar com maior facilidade a satisfação do cliente ao realizar uma compra na loja. Isso porque o consumidor pode registrar reclamações ou sugestões no caixa que serão computadas pelo software e analisadas pela gerência. Dessa forma, é possível aplicar mudanças para fortalecer o relacionamento com o comprador.
Maior controle de prevenção de perdas
Conforme explicamos acima, o sistema para supermercado permite uma análise do volume de perdas de mercadorias. Tais perdas podem ser ocasionadas por inúmeros fatores, entre eles:
- más condições de armazenamento;
- problemas de logística;
- acidentes de trabalho;
- entre outros.
O sistema de gestão permite identificar melhor a origem das perdas, o que garante uma correção mais ágil do problema e redução do prejuízo.
Confira algumas dicas para entender melhor esse segmento
Se você tem interesse em vender para esse segmento de mercado, então precisa entender quais são os seus interesses. Confira abaixo algumas dicas para vender sistemas para supermercado!
Priorize as necessidades da empresa
Reconhecer as necessidades da empresa a qual você está prospectando é fundamental para garantir a venda do seu software. Por isso, converse com a alta diretoria e a gerência da loja para compreender quais são os principais problemas enfrentados diariamente no supermercado. Com essas informações, fica muito mais fácil de encontrar a solução que melhor se adéqua à empresa.
Ofereça um controle de estoque
O controle de estoque é uma das principais preocupações dos supermercados. Isso porque a loja precisa se preocupar com a reposição, de modo a evitar a ruptura de gôndola.
Além disso, esse recurso também evita que a loja peça uma reposição de estoque muito elevada do mesmo produto, que pode ocasionar em perdas devido à expiração da data de vencimento dos produtos, por exemplo.
Entender essa necessidade é uma boa forma de atrair a atenção da loja que você está prospectando e, assim, garantir a venda do seu sistema.
Considere a estrutura do supermercado
A estrutura do supermercado é outro fator que você deve levar em consideração antes mesmo de fazer a prospecção. Afinal, você precisa entender se o seu software é compatível com o tamanho e as necessidades da loja — ou, ainda, se a empresa possui a estrutura necessária para investir no seu sistema.
Possibilite a integração das informações
A integração de informações é uma ferramenta de extrema importância para os supermercados. Ela permitirá que a gerência cruze os dados e identifique falhas — ou, até mesmo, oportunidades. Por isso, considere um sistema de gestão que ofereça esse recurso ao prospectar o seu cliente.
Ofereça recursos indispensáveis
Além dos diferenciais do seu sistema de gestão, é muito importante destacar, também, os recursos indispensáveis do sistema. Isso inclui funcionalidades básicas, como emissão de nota fiscal, projeções, inventários, entre outras.
Atente-se à legislação
Muitas empresas sofrem com a legislação fiscal. Um bom sistema de gestão deve contemplar funcionalidades que facilitem a gestão contábil da empresa — de modo a evitar multas, por exemplo.
Além disso, os supermercados também têm que se atentar às legislações sanitárias, já que manipulam um elevado volume de alimentos perecíveis. Portanto, sistemas que incluem informações relevantes para manipulação correta desses produtos representam, sem dúvida, um grande diferencial para essas empresas.
Saiba como um fornecedor pode ajudar na solução de sistema para supermercados
Se você é um revendedor de softwares, então precisa considerar um bom fornecedor para lhe atender. O provedor pode lhe auxiliar a identificar qual é a melhor solução para a loja que você está prospectando e, inclusive, ajudar na elaboração de uma proposta atraente para você e seu cliente.
Além disso, a grande vantagem da revenda de sistemas de gestão é que você não precisa se preocupar com o suporte ao cliente: as empresas desenvolvedoras contam com uma equipe dedicada ao atendimento ao cliente e poderá auxiliar ele diretamente.
A revenda de sistemas para supermercado é ideal para quem quer atender um nicho de altíssima demanda. Ao segmentar as suas prospecções para esse mercado, você também se especializa na área e passa a compreender melhor as necessidades do setor, o que facilita o fechamento de novos contratos no futuro.
E então, gostou do nosso artigo sobre sistemas para supermercado? Quer saber mais sobre a revenda de softwares e sistemas de gestão? Então, não deixe de conferir o nosso post sobre como a Intelidata ajudou a empresa ShopSeg Sistemas a obter um resultado incrível com a revenda de sistemas Uniplus!