Nos últimos anos, está cada vez mais clara a importância de um software para pequenas empresas. Ferramentas de gestão são fundamentais para melhorar o desempenho de um negócio à medida que ele cresce, mas também são importantes para os resultados de um pequeno negócio. Porém, para quem tem um orçamento limitado, essa pode ser uma decisão bem difícil.
Na hora de oferecer um software de gestão para o dono de uma pequena empresa, o vendedor precisa estar preparado para encarar resistência. É necessário um trabalho bem mais cuidadoso para conseguir convencer essa pessoa a comprar o software.
Para ajudar nessa árdua tarefa, trouxemos aqui alguns dos melhores argumentos que você pode usar como base para seu discurso de venda. Acompanhe.
Mais controle sobre os processos da empresa
Por mais que seu prospect seja dono de uma pequena empresa, ainda há uma quantidade enorme de informações e tarefas que ele precisa acompanhar. Naturalmente, ninguém espera que um ser humano sozinho seja capaz de dar conta de todo o trabalho. É necessário ter uma ferramenta que facilite o trabalho.
Se o seu cliente tem muita dificuldade para gerir o próprio negócio, então mostre como um software para pequenas empresas pode contribuir com o controle dos processos. E, claro, com mais controle sobre o negócio, o cliente pode tomar decisões mais bem informadas e que gerem melhores resultados.
Redução da incidência de erros
Erros são parte de qualquer trabalho e não devem ser motivo para pânico. Porém, se o número de erros é muito alto, significa que a empresa está perdendo bastante rentabilidade só para lidar com eles. Obviamente, cortar esses erros seria um bom investimento.
O que alguns pequenos empresários não sabem é que tais problemas quase sempre são resultado de falta de informação. Explique que, com a ajuda de um software, será possível ter uma visão mais ampla do negócio e de seu funcionamento, o que ajuda a encontrar a origem dos erros e impedir que eles se repitam.
Adaptação para suas necessidades
A principal resistência na hora de comprar um software para pequenas empresas é que essa parece uma solução muito grande. A impressão que muitas pessoas têm é que um sistema de gestão é para negócios maiores, não para suas pequenas empresas. Se você quer fechar mais um negócio, precisa desconstruir essa mentalidade primeiro e só depois fazer sua oferta.
No geral, uma solução de software voltada para negócios menores é desenvolvida com as necessidades do pequeno empresário em mente. Isso inclui uma interface mais fácil de operar, menor curso de manutenção, bastante assistência técnica, menor exigência em termos de estrutura, entre outras coisas. Se você listar essas características e mostrar como esse tipo de ferramenta é desenvolvido com o cliente em mente, será bem mais fácil convencê-lo a assinar o contrato.
Com os argumentos citados, você terá muito mais chances de fechar suas vendas de software para pequenas empresas. E como é sempre bom estar mais preparado, veja também um guia sobre como criar uma proposta comercial de software e fique um passo à frente em suas negociações.