Destacar-se nas vendas exige muitos estudos e estratégias efetivas para alcançar bons resultados. Porém, uma alternativa não muito explorada pelas organizações é o nicho de mercado, isto é, o grupo de consumidores que são pouco atendidos pelas opções convencionais disponíveis.
Alguns exemplos são os veganos, as pessoas com sensibilidade a determinados tipos de alimento e as empresas que precisam de softwares para a gestão de negócios muito específicos. Quer entender mais sobre os nichos de mercado e saber como a sua revenda de software pode investir nessa área? Confira o nosso post e saiba mais!
O que é nicho de mercado?
É muito comum que os empreendedores confundam as definições de nicho de mercado e de segmento. Segmento é um público, geralmente grande, com interesses e demandas semelhantes (exemplos incluem segmentações por faixa etária, gênero e poder aquisitivo).
Por outro lado, o nicho de mercado é uma pequena parcela desse conjunto que é pouco ou nada atendido. Se, por exemplo, seu segmento inclui pessoas de 18 a 40 anos, um nicho dentro dele poderia compreender quem gosta de determinado estilo musical ou tem afinidade com a cultura de um país específico.
O nicho de mercado acaba se revelando como uma ótima oportunidade para alcançar espaço em um contexto econômico amplo e competitivo. Essa parcela de pessoas que não encontra o que está precisando ou tem poucas opções no comércio pode ser um público certeiro para realizar boas vendas e parcerias.
Um exemplo desse grupo consumidor são as pessoas com intolerância a lactose, que, por isso, consomem produtos sem o açúcar proveniente do leite. As empresas começaram a investir em produtos para esse público (de alimentos sem lactose a tabletes de lactase) e conseguiram consumidores fiéis e dispostos a pagar mais para preservarem sua saúde.
Como o nicho de mercado impacta nos negócios?
O nicho de mercado impacta de forma considerável nos negócios. Ele direciona toda a estruturação do produto e das campanhas de marketing, além de definir quais são os conhecimentos necessários para serem adquiridos pela equipe.
Na área de revenda de software, alcançar um nicho específico pode ser o diferencial que você estava precisando para conseguir uma clientela numerosa e fiel para o seu empreendimento.
O nicho de mercado influencia todas as pesquisas e ações realizadas para colocar em prática os processos de venda. A abordagem, os conhecimentos empregados e a busca de capacitação são modificados de acordo com a especificidade do grupo ao qual se destina a produção.
Por que vale a pena investir nos nichos de mercado?
Investir em nichos de mercado traz ótimas vantagens para a revenda de software. De início, a reduzida concorrência é um fator de peso para os lojistas. Como o grupo-alvo é pouco atendido pelas opções disponíveis no comércio, o surgimento de uma alternativa pode ser extremamente atrativo.
Essa clientela é bastante sensibilizada e tem disposição para pagar um pouco mais por produtos que realmente atendam às suas carências. Além disso, poucas empresas voltaram seu olhar para a dificuldade que o nicho enfrenta. Assim, é mais fácil desenvolver diferenciais e construir alternativas atraentes.
Como encontrar informações e investir melhor nos nichos de mercado em revendas de software?
Há várias formas de investir nos nichos de mercado, especialmente na revenda de software. Veja as dicas a seguir!
Saiba quais são seus consumidores
Fazer pesquisas sobre o nicho de mercado é muito importante para montar uma estratégia assertiva. Conhecer as dificuldades que o cliente enfrenta e tudo que ele valoriza ajuda a delinear sua forma de abordagem, o tipo de marketing adotado, os meios de comunicação utilizados e vários outros fatores.
Entender seu público te ajuda a moldar toda a sua proposta, facilitando na identificação de problemas que o nicho enfrenta. É preciso compreender a fundo o ramo de negócio. O nicho de mercado tem uma cultura própria, valores arraigados, hábitos e comportamentos específicos. Conheça todas essas variáveis para se sobressair na área.
Verifique a demanda
Muitas vezes temos ideias valiosas, mas que não se encaixam no corpo de necessidades do cliente. Pode ser uma proposta inovadora, mas que não resolve nenhum problema do grupo.
É necessário investigar bem para criar propostas que sejam realmente as soluções para uma dificuldade que o nicho de mercado enfrenta. Isso não significa desenvolver várias alternativas, mas construir uma proposta certeira, que atinja o âmago de alguma questão; é ser bastante específico e focado, a partir de uma demanda identificada em reflexões e estudos anteriores.
Faça uma análise da concorrência
Não ache que você estará livre dos concorrentes ao apostar em um nicho. Às vezes, pode acontecer de já existirem empresas desenvolvendo as soluções que você vai produzir. Conhecer essas marcas a fundo ajuda a identificar a margem de preço que é possível adotar, quais vão ser os limites, a forma de abordagem e, principalmente, os seus diferenciais.
É preciso ter fatores que convençam o cliente de que o seu produto é o que há de melhor entre as opções disponíveis. Portanto, é fundamental estudar as marcas concorrentes, buscando entender o que elas possuem de pontos positivos e negativos para que sua empresa possa desenvolver uma oferta com traços distintivos, que atraiam o consumidor.
Esteja onde o grupo está
Frequentar os locais que o seu nicho de mercado frequenta é importante para desenvolver conhecimentos profundos sobre esse grupo. Saber quais são os comportamentos, hábitos, linguagem utilizada e perfil de consumo permite a você alcançar esse público de forma mais assertiva.
Os locais que o nicho frequenta (tanto física quanto virtualmente) fornecem informações valiosas para estruturar sua estratégia de vendas. Frequente lojas, espaços, fóruns na internet, redes sociais, grupos ligados à causa do coletivo abordado e outros espaços em que você identificar a presença do seu nicho de mercado.
Aproveite as oportunidades
O mercado sempre oferece oportunidades e é preciso agarrá-las com agilidade. O nicho pode se reunir em alguns momentos para eventos sobre a questão que ele se preocupa. Um exemplo é o nicho de pessoas veganas, que realiza festivais de comida sem derivados animais.
Eventos como esse são chances valiosas de conhecer a fundo seu público. Vai ser possível observar como essas pessoas consomem, quais são as carências delas e os laços de apoio que elas formam.
Para quem trabalha com a área de software, os eventos de informática e de empreendedorismo podem ser uma ótima chance. Não deixe de aproveitar essas alternativas!
Foque em desafios específicos
Quando se trata de nicho de mercado, é preciso ser muito específico. O objetivo é criar um produto que realmente solucione um problema do cliente. Não é uma boa ideia tentar resolver várias das questões que o consumidor enfrenta, pois você pode acabar perdendo em precisão. Elabore uma estratégia assertiva, que esteja focada em uma questão que o grupo lida.
Os nichos de mercado são uma ótima alternativa para conquistar boas vendas. Buscando soluções altamente específicas, eles estão dispostos a pagar mais por um produto que realmente atenda às suas necessidades.
É fundamental fazer pesquisas profundas sobre o nicho para conhecer sua cultura, seus hábitos, interesses e demandas. Com isso, você pode desenvolver estratégias que realmente alcancem a esse público específico.
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