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Marketing boca a boca: o que é e como aplicá-lo no seu negócio?

Marketing boca a boca: o que é e como aplicá-lo no seu negócio?

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Mesmo que você tenha os melhores produtos disponíveis no mercado, nenhum negócio consegue vendê-los sem um bom plano de divulgação e promoção. Com a campanha certa, você pode atingir mais pessoas e aumentar suas chances de fechar bons negócios. E um dos métodos mais eficazes para isso é o marketing boca a boca.

Você provavelmente já ouviu falar desse tipo de marketing, mas não sabe exatamente como colocá-lo em prática. Afinal, como você poderia controlar o que as pessoas conversam no dia a dia? Na verdade, você não pode controlar, mas pode influenciar seu público para obter maior alcance dessa forma.

Quer entender melhor como colocar esse método de marketing em prática? Então, acompanhe.

O que é e como funciona o marketing boca a boca?

De forma bem simples, essa é uma modalidade de marketing em que os promotores da marca são os próprios clientes. Eles mesmos recomendam seus produtos em seus círculos sociais, destacando suas qualidades e direcionando outras pessoas a fazerem suas aquisições, o que aumenta seu volume de vendas.

Seu funcionamento é bem autoexplicativo, mas ele também deixa a entender que se trata apenas de uma consequência de um trabalho bem executado. Em parte, isso é verdade, mas há outras coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de ser divulgado pelo seu próprio público.

Quais são suas principais vantagens?

Por alguns bons motivos, o marketing boca a boca é um dos métodos de divulgação mais incentivados. Veja aqui alguns dos benefícios que ele oferece ao seu negócio.

Boa relação entre custo e benefícios

O custo das campanhas de marketing é um fator que pesa bastante no processo de aquisição de clientes e no alcance da sua marca. Sendo assim, é importante extrair o máximo de benefícios a cada centavo investido nesse processo. E utilizar esse tipo de marketing em suas campanhas é uma ótima forma de otimizar os custos.

Como você já deve imaginar, o alcance obtido no boca a boca não tem custo direto para seu negócio. Se você souber como promovê-lo, poderá atingir um público consideravelmente maior sem ter que investir o mesmo valor inicialmente.

Fonte mais confiável para o público

Além de pensar no alcance, suas campanhas também devem levar em conta a taxa de conversão de clientes, ou seja, o percentual de pessoas alcançadas que se tornam seus consumidores. E o marketing boca a boca também apresenta ótimos resultados nessa categoria, especialmente quando comparado com outros métodos disponíveis.

Isso acontece porque, no seu dia a dia, a maioria das pessoas usa a opinião de figuras de confiança, como familiares e amigos, para tomar suas decisões. Sendo assim, se você conseguir promover uma boa imagem para um grupo relevante de indivíduos, outras pessoas em seus círculos de convivência também terão uma alta chance de conversão.

Ótimo termômetro para a qualidade do seu produto

Por fim, mas não menos importante, um dos fatores mais relevantes no sucesso dessa forma de marketing é a qualidade do seu produto. Se o cliente não está satisfeito com o resultado obtido, então jamais vai recomendar sua empresa para outras pessoas. Se você recebe muitos clientes por recomendação, então é um sinal de que seus produtos e serviços estão gerando bons resultados para seu público.

Como promover o marketing boca a boca em seu negócio?

Considerando a própria natureza desse tipo de divulgação, como você pode aumentar as chances de que os próprios clientes promovam sua marca e seus produtos? Para esclarecer isso, separamos aqui algumas dicas que você pode colocar em prática. Confira.

Faça marketing de relacionamento

Antes de pensar no boca a boca, falar no marketing de relacionamento é a melhor opção. Caso você não o conheça, ele é um tipo de divulgação focado em manter uma relação ativa entre cliente e empresa, promovendo a fidelização do público no longo prazo. Isso é feito por meio de um ótimo atendimento e de benefícios por fidelidade, por exemplo.

Investir em marketing de relacionamento é o primeiro passo para começar uma divulgação no boca a boca, pois a estratégia aumenta a confiança dos clientes atuais em seu negócio. A partir desse relacionamento, com o tempo, eles também se sentirão mais seguros para recomendar seus serviços para outras pessoas.

Crie promoções envolvendo captação

Outra forma de incentivar o marketing boca a boca mais diretamente é criar promoções e benefícios para clientes que indicam outras pessoas à empresa. Pode ser algo simples, como um pequeno desconto, ou mais substancial, como prioridade em algum serviço.

O resultado desse tipo de promoção é que cada cliente tende a se tornar um promotor da empresa sem gerar alto custo de divulgação. Em geral, o valor de obter mais 2 ou 3 clientes por pessoa é bem maior do que o benefício oferecido em retorno.

Invista na melhor experiência do cliente

A qualidade do produto é um fator determinante nas suas chances de ser divulgado pelo próprio público, mas há outros componentes envolvidos, como a melhor experiência de compra do cliente. Não se trata apenas do benefício real que você oferece, mas também de como o cliente se sente a respeito de todo o processo.

Uma boa experiência de compra envolve uma série de passos para que a aquisição em si seja mais satisfatória. Estudar outros conceitos, como a jornada do cliente, por exemplo, será muito importante para melhorar a qualidade dessa experiência.

Tenha presença nos canais digitais

Por último, é essencial que você tenha um posicionamento ativo nas redes sociais e em outros canais digitais. Boa parte das interações dos seus clientes hoje em dia são realizadas por meio de tais mídias. Promover a marca por elas é a melhor opção para incentivar também sua divulgação.

Por isso, utilize as redes sociais regularmente para promover seu negócio, compartilhando conteúdos relevantes e sempre respondendo prontamente ao seu público. Isso ajudará a aproximá-lo da sua empresa, além de ser um meio de comunicação bem mais barato e eficiente para manter a interação com os atuais e futuros clientes.

Agora que você entende melhor como funciona o marketing boca a boca, é hora de começar a colocar esse conhecimento em prática. Se quiser mais dicas para promover sua empresa, veja nosso artigo sobre como estruturar uma equipe de marketing e vendas corretamente.

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