A linguagem corporal para vendas é tão importante quanto a abordagem publicitária. Esse é o “momento da verdade”, quando o atendimento é colocado à prova e o vendedor incorpora a empresa ao vivo, junto ao cliente.
Na maior parte dos casos, a comunicação não verbal humana é mais significativa na transmissão de mensagens do que o discurso falado. Você confiaria em uma pessoa que evita olhar em seus olhos enquanto conversa? Nas vendas, o efeito é idêntico.
Além do olhar, muitos outros sinais podem ajudar ou atrapalhar na forma de conduzir o cliente em direção a uma compra. Dominá-los, portanto, faz toda a diferença nos resultados. É dessa expressão não verbal que falaremos ao longo deste artigo, feito para você que quer vender mais e melhor. Ficou interessado? Vamos em frente!
Como usar a linguagem corporal nas vendas?
A atitude do vendedor conta pontos na hora em que um cliente demonstra interesse em um produto ou serviço. Quando o profissional sabe equilibrar a abordagem persuasiva com uma postura amigável, tudo fica mais fácil.
Muito do conhecimento aplicado ao desenvolvimento de técnicas de linguagem corporal vem de fontes empíricas, ou seja, baseadas na experiência. Veja, por exemplo, as que foram desenvolvidas por um ex-agente do FBI, que, em anos de interrogatórios, aprendeu a decifrar expressões não-verbais (em inglês).
Claro que seus diálogos não precisam — nem devem — ser inquisitivos. O que deve ser levado em consideração é que há evidências de que a forma de se expressar adequada depende de um conjunto de gestos e atitudes. Veja na sequência quais são!
Contato olho no olho
Olhar nos olhos por alguns segundos e repetir esse gesto ao longo de uma conversa ajuda a estabelecer um clima de confiança e a fidelizar. Como todos os elementos da linguagem corporal para vendas, o segredo está no uso equilibrado. Ou seja: olhar nos olhos por muito tempo pode parecer intimidador, enquanto evitar o contato visual transmite insegurança.
Tom de voz
Os efeitos causados pelos “olhos nos olhos” são similares aos do tom de voz. Um tom monossilábico ou sucinto demais gera inquietação e distanciamento. Fala apressada, por sua vez, impede o entendimento correto da mensagem. Já um ritmo muito lento pode deixar o cliente aflito.
Por isso, o ideal é modular a voz em seu volume e cadência para melhorar a impressão. Use, sempre que possível, a técnica rapport, que consiste em imitar, de forma natural e sem forçar, o jeito de falar do cliente, gerando aproximação.
Aperto de mão
Equilíbrio também é a chave para o sucesso ao apertar as mãos. Logo, nada de exagerar na força e duração do aperto ou deixar a mão leve demais na hora de cumprimentar.
Vestimenta
As pessoas procuram fazer negócios com quem é bem-sucedido e uma forma de transmitir essa imagem é pela roupa. Prefira um estilo que seja alinhado, mas sem ser formal demais. Na dúvida, observe o dress code da empresa ou o jeito de se vestir dos melhores profissionais.
Quais cuidados tomar para uma comunicação não verbal amistosa?
Já diz a sabedoria popular que a diferença entre o veneno e o remédio é a dosagem. Isso se aplica perfeitamente à linguagem corporal para vendas, então procure desenvolver sua forma de se comunicar, mantendo uma atitude tranquila e, ao mesmo tempo, confiante.
Procure, ainda, praticar técnicas de relaxamento como yoga ou meditação para se manter em um estado mental sereno e equilibrado.
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