Com o mercado cada vez mais competitivo, pode ser bem difícil para alguns negócios conseguir novos clientes. Afinal, além de disputar o tempo e atenção deles, não é todo mundo que faz parte do seu público-alvo. Para conseguir lidar com essa situação, investir na fidelização de clientes costuma ser a melhor solução.
Como o próprio nome já deixa a entender, o objetivo é tornar um cliente ou um grupo deles fiel ao seu negócio, fazendo com que retorne com mais frequência. A princípio, pode não parecer o melhor investimento, já que alguns negócios têm alta rotatividade. Porém, com o tempo, você verá como essa prática gera um retorno mais estável.
Quer entender um pouco melhor a importância da fidelização e como colocá-la em ação? Então, acompanhe!
Por que é importante investir na fidelização de clientes?
Considerando todas as suas responsabilidades dentro da empresa, além dos custos regulares, o que justificaria esse investimento? Muitas coisas, na verdade. Veja, aqui, alguns exemplos.
Melhorar o ticket médio do cliente
O ticket médio representa o quanto um determinado cliente costuma gastar em cada compra. Quando ele é mais alto, é sinal de que seu público está colocando mais dinheiro em seu negócio a cada interação. Sendo assim, mantê-lo elevado por mais tempo é uma boa forma de contribuir com seu faturamento.
Clientes fidelizados quase sempre têm um ticket médio bem mais alto do que clientes novos, pois eles já confiam na marca e sabem que tipo de produto ou serviço estão recebendo. Essa segurança é o que permite que eles gastem mais, sem medo de desperdiçarem seu dinheiro.
Clientes fiéis são sua melhor propaganda
Além de ser um investimento para melhorar seu faturamento, a fidelização de clientes também tem o efeito secundário de melhorar a reputação da sua empresa. Lembre-se: para cada cliente satisfeito, mais cinco pessoas devem descobrir as qualidades do seu negócio.
É bem comum que pessoas peçam recomendações a amigos e familiares antes de fazer qualquer compra, para evitar erros. Se você tem um público cativo, esses clientes também serão seus evangelizadores, reforçando as qualidades da sua empresa para outras pessoas que poderiam estar fora do seu alcance.
Otimizar custos com divulgação
Você, provavelmente, já recomendou marcas e empresas para outras pessoas, essencialmente fazendo uma propaganda de seus produtos de graça. A melhor forma de conseguir o mesmo resultado em seu negócio é ter um público bem fiel. Não há nada de errado nisso, então use essa prática a seu favor sempre que possível.
Se você não precisa investir tanto apenas para chamar a atenção do público e convencê-los a fazer uma visita, você também vai aumentar sua lucratividade, indiretamente. E, com o tempo, isso resultará em mais vendas.
Encurtar o ciclo de vendas
O ciclo de vendas, intervalo entre o fechamento de um negócio e o próximo, é um fator importante para a rentabilidade do seu negócio. Se ele for muito longo, isso é um sinal de que você gasta muito tempo e recursos com cada cliente individual, tornando seu trabalho menos eficiente.
Por meio da fidelização de clientes, você pode reduzir, pouco a pouco, esse custo de aquisição e a duração do seu ciclo de vendas. Esse público, à medida que se aproxima da sua marca, tende a fechar negócio por conta própria com mais rapidez, diminuindo bastante seus custos no médio e longo prazo.
Feedbacks mais valiosos
Por fim, os seus clientes mais experientes também são os melhores para evidenciar possíveis falhas em seus produtos e serviços. Afinal, são eles que têm mais experiência em como eles funcionam na prática. Se você tiver que coletar feedback, mas tem pouco tempo ou alcance para isso, dê prioridade a seus clientes já fidelizados. Com a ajuda deles, será bem mais fácil aprimorar seu trabalho.
Como fazer uma boa fidelização de clientes?
O processo de fidelizar o seu público pode ser bem mais complexo do que aparenta à primeira vista, especialmente se você não tem um plano ou estratégia para isso. Para dar algum direcionamento, separamos 3 dicas práticas que devem ajudar. Acompanhe.
Invista em atendimento de qualidade
O primeiro contato entre cliente e empresa é quando as impressões mais fortes e duradouras são formadas. Quando seu público tem uma percepção ruim a respeito do seu negócio, é bem provável que não retorne e ainda manche seu nome diante de outras pessoas. Por isso é tão importante ter um atendimento de qualidade.
Vários aspectos desse primeiro contato precisam ser levados em conta. Linguagem adequada para o encontro, nível de informação de que o cliente precisa, momento certo para levantar certos tópicos etc. Leve todos eles em consideração quando criar seu plano de atendimento e capacitar sua equipe.
Foco na demanda do cliente
Um erro que muitos empreendedores cometem é pensar nos benefícios de seus produtos de forma teórica, sem levar em conta o que seu público realmente busca. Essa atitude é o que mais atrapalha a fidelização de clientes, especialmente se as vantagens em questão estiverem muito distantes da realidade do público.
Quando você desenvolver seu plano de fidelização, coloque em primeiro lugar as demandas do seu público, incluído desde as soluções proporcionadas pelo produto até o tempo de atendimento e condições de pagamento. Quanto mais alinhado você estiver com eles, maior será seu índice de fidelização.
Ofereça recompensa para clientes fiéis
Prestar um bom serviço contribui bastante com a fidelização, mas nem sempre é suficiente. Em muitos casos, outras empresas também oferecem o mesmo nível de qualidade ou compensam com outras vantagens. Para se destacar, uma boa ideia é ter algum benefício exclusivo para clientes fidelizados.
Coisas simples, como descontos em compras consecutivas ou prioridade de atendimento, podem fazer uma grande diferença para seu público. Considerando como cada um deles trará mais rentabilidade para sua empresa, esse é um ótimo investimento.
Com essas informações, você já está bem melhor encaminhado para criar um plano de fidelização de clientes. Continue se informando sobre o tema e incremente suas campanhas, sempre que possível.
Quer mais alguma ajuda nesse processo? Então, veja nosso artigo sobre a importância do atendimento para a fidelização.