Graças às inovações da tecnologia nos últimos anos, o mundo está evoluindo mais rápido do que nunca. Novas ferramentas e recursos são criados quase todos os dias, o que também aumenta a necessidade de cada negócio para se adaptar às novas tendências tecnológicas. E com a chegada de 2019, já temos várias oportunidades se formando.
O segredo para se manter relevante nesse contexto é se preparar com antecedência. Conhecer as tendências e deixar seu empreendimento pronto para aproveitar as oportunidades que elas trazem será a melhor forma de maximizar o potencial da sua empresa ao longo do ano. E, quanto antes você começar, melhores serão suas chances de sucesso.
Quer entender melhor quais são essas tendências tecnológicas para 2019 e como elas podem afetar o mercado? Então, veja aqui 6 exemplos.
1. Analytics aumentado
O conceito de analytics já é bem consolidado em diversos empreendimentos. Por meio de inteligência artificial e uma coleta ampla de dados, cada negócio pode explorar as condições do mercado, de seu público-alvo e de seu próprio setor de atuação, destacando oportunidades de crescimento e situações para as quais você deve se prevenir.
Já o analytics aumentado é um aprofundamento desse conceito, levando mais e mais informação a cada espaço da empresa. Por exemplo, sistema de dados dedicados aos setores de finanças, marketing e recursos humanos separadamente.
O objetivo, aqui, é dar mais qualidade e precisão a essas informações e facilitar todas as decisões em situações mais complexas. Investir nessa área e, até, contratar profissionais especializados em ciência de dados pode ser um bom investimento.
2. Gêmeos digitais
O conceito de gêmeo digital já existe faz algum tempo, mas ele promete ganhar mais alcance e relevância este ano. Basicamente, esse gêmeo é uma representação digital de uma entidade que atua no mundo real.
Eles serão usados para coordenar diversos aparelhos e replicar padrões de atuação em sistemas de diversos tipos, ampliando a forma de agir em vários negócios.
Como você pode notar, esse conceito é um avanço a partir da Internet das Coisas (Internet of Things — IoT), e, que a conectividade entre diversos aparelhos contribui para melhorar o desempenho de cada componente. Nesse caso, será usada uma réplica de um sistema para orientar as ações de cada um, facilitando a automação de inúmeros processos.
3. Experiências imersivas
A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são duas fortes tendências tecnológicas em diversas áreas de atuação, desde os jogos digitais até treinamentos para empresas.
Isso acontece porque esses recursos proporcionam experiências mais imersivas aos usuários, colocando-os em uma simulação quase tão verdadeira quanto um acontecimento real. Ótimo para treinamentos de alta complexidade.
Vale, também, destacar que há uma distinção entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Na primeira, a tecnologia é utilizada para criar um espaço virtual completamente simulado, que reflita algum cenário e apresente regras próprias. Sua aplicação é mais comum em simulações de situações hipotéticas.
Já o segundo é como um complemento do mundo real, utilizando regras e recursos digitais para visualizar objetos virtuais dentro do espaço real, geralmente por meio de câmera. Ótimo para projetar certos componentes e verificar como eles funcionariam na prática, já que o espaço virtual não é sempre o melhor reflexo da realidade.
4. Blockchain
A tecnologia de Blockchain já ganhou muito apoio nos últimos anos. Um dos principais problemas envolvidos em sistemas e produtos digitais é que não havia escassez verdadeira ou forma de impedir a replicação de qualquer conteúdo indefinidamente. Isso dificultava bastante a implementação de certos softwares devido a falhas de segurança.
Porém, graças ao Blockchain, isso já é possível. Com essa tecnologia, qualquer peça de informação digital pode ser registrada de forma que não seja possível replicá-la ou falseá-la, aumentando consideravelmente a segurança de diversas aplicações. Especialmente em instituições financeiras e grandes empresas.
Foi graças a tal recurso que surgiram as moedas virtuais, como o Bitcoin. Como o registro da informação é descentralizado e ocorrem múltiplas verificações em diversos locais, é praticamente impossível quebrar todas as travas de segurança.
5. Borda potencializada
O conceito de “borda” entre as tendências tecnológicas se refere aos aparelhos que ficam na ponta de qualquer cadeia de informação e comando. Bons exemplos disso são os aparelhos celulares, que servem tanto à coleta de dados quanto à sua utilização. Não há outro sistema que esteja tão próximo às atividades do usuário.
Já a potencialização da borda se refere ao seu desempenho. Normalmente, a central de processamento de dados em um sistema pode ficar bem distante dos aparelhos na borda, o que aumenta o tempo de latência entre uma entrada de informação e a resposta do processamento. O resultado, como você pode imaginar, é uma atividade bem mais lenta para o usuário.
A tendência é que essas centrais de processamento fiquem tão próximas da borda quanto possível, minimizando o tempo de latência. Em alguns casos, pode ser que o próprio aparelho se torne a central de processamento. Isso é excelente para atividades que exigem feedback imediato para suas ações.
6. Tecnologia autônoma
O desenvolvimento de inteligência artificial e sua maior aplicação em diversos setores já alterou drasticamente a forma como algumas empresas coordenam seus negócios. Um dos resultados desse avanço é a maior autonomia dos sistemas no dia a dia. Em outras palavras, a máquina pode tomar algumas decisões sem influência humana.
Graças a esse recurso, é possível incrementar de forma considerável diversas áreas, como a segurança digital, movimentação e gerenciamento de atividades e atendimento ao cliente.
Cada máquina pode analisar os dados disponíveis no sistema, calcular os resultados mais prováveis para suas ações e, com base em algumas diretrizes e objetivos, descobrir qual linha de ação traz mais benefícios.
Essa autonomia pode influenciar diversos setores, desde vendas, linhas de montagem e gestão financeira até sistemas de transporte e segurança, tanto digitais quanto reais. Graças a isso, todos os profissionais terão mais tempo e energia para investir em atividades mais apropriadas.
Agora que você conhece as principais tendências tecnológicas previstas para 2019, pode começar a se preparar para aproveitar melhor essas oportunidades. Quer receber mais dicas? Então aproveite e assine nossa newsletter para sempre ter acesso a todas as nossas novidades!