Se você trabalha com revenda de softwares, certamente entende muito bem sobre sistema de gestão. Porém, as especificações técnicas não são os únicos elementos que você deve prestar atenção antes de revender determinado produto.
A reputação da empresa desenvolvedora e a qualidade do atendimento são outros aspectos importantes que você precisa considerar antes de oferecer o produto. Afinal de contas, todo mundo quer ter sua imagem profissional atrelada a uma empresa séria e comprometida.
Neste post, vamos explicar como você pode analisar a autoridade de softwares de gestão. Confira!
Entenda a importância de avaliar produto e serviço
Além de zelar pela sua reputação profissional, avaliar os produtos e serviços do seu parceiro potencial é uma ação que impacta diretamente o consumidor. Entenda por que você deve providenciar certos cuidados antes de revender um software!
Você oferece mais segurança para os consumidores
Empresas comprometidas investem muito na segurança de dados dos seus clientes. E esse é o principal aspecto que você deve se preocupar em avaliar no desenvolvedor antes de estruturar uma parceria.
Por isso, verifique se a companhia possui as ferramentas e os softwares de segurança necessários para assegurar a proteção dos dados dos seus clientes.
Sua empresa trabalha apenas com os melhores sistemas de gestão
Outro grande diferencial de analisar o sistema é que, assim, você garante que trabalhará somente com os melhores produtos e serviços. Dessa forma, sua empresa fica conhecida, também, por trabalhar com as melhores marcas do mercado.
Você se torna autoridade em assuntos ligados à TI
Quando você oferece um produto ou serviço de qualidade, aos poucos os clientes relacionam a uma empresa que tem amplo conhecimento sobre o mercado de atuação. Essa pode ser uma excelente porta de entrada para serviços complementares, como consultorias especializadas.
Saiba como avaliar sistemas de gestão para revender
Esse processo pode ser feito com uma breve consulta online no site da empresa desenvolvedora. Além disso, também é possível solicitar ao seu parceiro um material adicional, para que você possa estudar tanto as funcionalidades do sistema de gestão quanto a cultura da empresa.
Veja abaixo algumas práticas que vão ajudar a avaliar o desenvolvedor e suas soluções.
Confira o histórico de reclamações
Conferir o histórico de reclamações da empresa é uma ótima forma de avaliar a conduta da empresa com seus clientes, além de analisar a seriedade de cada situação.
Essa consulta pode ser no site Reclame Aqui e no Procon da cidade da sede da empresa. Além disso, você também pode participar de fóruns online e conferir se há comentários negativos a respeito do desenvolvedor.
Veja comentários de usuários
Muitas empresas oferecem no próprio site uma seção de comentários para que os usuários possam deixar suas dúvidas e reclamações. É importante consultar esses comentários, para entender quais são as dificuldades dos usuários com o sistema de gestão e quais aspectos são favoráveis.
Além de facilitar a decisão de representar (ou não) a empresa desenvolvedora, essa prática ajudará a dar uma orientação mais precisa para o usuário e, assim, antecipar suas necessidades.
Faça uma avaliação do suporte da empresa
Outro aspecto fundamental para ser considerado é a qualidade do suporte da empresa desenvolvedora. Há várias maneiras de avaliar esse tipo de atendimento, por exemplo:
- consultando o tempo médio de espera por atendimento;
- conferindo o número de tickets em aberto;
- verificando o tempo médio do atendimento;
- analisando quantos chamados foram atendidos com sucesso e quantos não puderam ser solucionados;
- consultando as avaliações dos usuários;
- conferindo se a empresa oferece suporte por canais alternativos, como chat e mídias sociais.
Assim, você fica com a certeza de que seu cliente terá um excelente atendimento pós-venda se precisar de ajuda para solucionar alguma dificuldade.
Confira o que as empresas mais procuram em sistemas de gestão
Os sistemas de gestão podem ser utilizados por empresas de diferentes setores, como varejo, atacado, distribuição, indústria, TI, entre outros. Além da possibilidade de customizar conforme a necessidade, muitas empresas buscam softwares que ofereçam ferramentas automatizadas e dados para análise.
Veja a seguir o que as empresas mais buscam no software de gestão.
Sistemas de cobrança automatizados
Efetuar cobranças é um processo operacional que toma bastante tempo de um funcionário. Por isso, muitas empresas procuram um sistema de gestão que forneça recursos capazes de automatizar essa tarefa — deixando o colaborador livre para focar em outras atividades, que exigem mais do seu conhecimento.
Portanto, é fundamental que a ferramenta ofereça a possibilidade de automatizar a emissão de notas fiscais, cobranças e alertas aos clientes da aproximação da data de vencimento do valor em aberto.
Relatórios personalizados
Outro módulo muito valorizado pelos contratantes são os relatórios personalizados. Isso porque esse recurso funciona como um Business Intelligence (BI) para a companhia, que poderá mensurar o desempenho geral ou, ainda, de determinados departamentos.
Essa ferramenta também é fundamental para que a empresa possa realizar análises preditivas, baseadas no histórico de dados verificados pelo sistema.
Gráficos de tendência
Um adicional interessante que as empresas procuram são os gráficos de tendência gerados pelo sistema de gestão. Ou seja: a própria ferramenta pode realizar uma análise preditiva a partir dos dados coletados. Isso ajuda a organização a tomar uma decisão mais assertiva, já que esse processo passa a ser orientado pelas informações geradas pelo software.
Gestão de empresas filiais
Muitas empresas buscam um software que ofereça a possibilidade de visualizar o desempenho de empresas filiais. Esse módulo permite que o usuário acesse informações compartilhadas de todas as suas unidades, tais como:
- cadastro de clientes;
- cadastro de produtos;
- cadastro de fornecedores e vendedores;
- plano de contas;
- grupo de produtos.
Certificação ITIL
Outro elemento valorizado pelas empresas contratantes é a certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library). O certificado comprova que a companhia desenvolvedora e seus colaboradores possuem conhecimento das melhores práticas de gerenciamento de serviços em TI.
Os sistemas de gestão são ferramentas essenciais para a boa administração do negócio. Porém, tais ferramentas devem estar de acordo com as necessidades e expectativas do comprador. Por isso, é importante que você antecipe as exigências, de modo a revender o melhor software para o seu cliente.
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