Com o advento da tecnologia, até mesmo áreas que não têm uma ligação direta com as inovações precisam se adaptar às novidades para se manterem firmes no mercado. Dessa forma, donos de estabelecimentos devem utilizar um sistema para bares e restaurantes para atrair clientes e aumentar o seu faturamento. Mas como isso é possível?
Antes da integração com a tecnologia, bares e restaurantes controlavam os pedidos dos clientes por comandas, o caixa recebia o pagamento em dinheiro e o controle de estoque era feito apenas no caderno.
Mesmo que os computadores tenham chegado a alguns empreendimentos, os donos contam com o trabalho manual para controlar a planilha de gastos, dinheiro recebido e estoque.
O problema é que o processo torna-se repetitivo e demorado, o atendimento manual faz com que os clientes esperem por longos períodos até receber o seu pedido, e isso resulta em uma experiência desagradável para o consumidor.
Ao terminar de ler o artigo, você saberá como os programas podem aumentar o faturamento de bares e restaurantes. Mas antes, saiba mais detalhes sobre essa tecnologia.
Entenda sobre o sistema para bares e restaurantes
De forma prática, o programa é um sistema de gestão capaz de automatizar diferentes áreas do segmento. Entre outras facilidades, um sistema desses permite:
- controlar datas para promoções;
- controlar pedidos, seja por vendas ou por tabelas;
- controlar estoque;
- emitir notas fiscais;
- gerar relatórios.
Agora que você sabe algumas funcionalidades, conheça 5 razões para implementar um sistema para bares e restaurantes.
1. Modernize o restaurante
Sabemos o quanto a tecnologia tem tomado conta de nossas vidas, mas qual é a influência das inovações com bares e restaurantes? Entre os principais fatores que levam uma empresa, independente do ramo de atuação, a investir em tecnologia estão as facilidades, como a automação, que elas prometem trazer ao empreendimento.
Dessa forma, um restaurante pode, por exemplo, abandonar as antigas comandas em papel para solicitações pelo sistema. Assim, o visitante não correrá o risco de perder o papel que registra o valor a ser pago, reduzindo o prejuízo gerado pela falta de controle.
Além disso, o sistema poderá rapidamente integrar o pagamento do cliente com o programa de nota fiscal, tornando o processo automático e prático.
2. Facilite a gestão de estoque
O controle de estoque é essencial para evitar a falta de um produto, por exemplo. O problema é que a antiga planilha deixa de ser eficiente à medida que um empreendimento cresce.
Quando falamos em alimentos, a questão torna-se ainda mais séria: pode ocorrer o desperdício ou o vencimento de alimentos ou a falta de insumos, quando há uma grande demanda não esperada.
Para manter o controle eficiente de produtos, os restaurantes devem utilizar sistemas próprios e integrados. Assim, você terá uma ideia de quais mercadorias precisam ser repostas e quais estão paradas no estoque, tornando a prática uma boa forma de reduzir prejuízos com desperdícios.
3. Otimize os fluxos internos
Já vimos que uma das possibilidades de otimizar os processos internos do estabelecimento é a geração automática de notas fiscais. Mas a tecnologia pode oferecer muito mais!
Ao utilizar um sistema integrado, os atendentes podem enviar, de forma instantânea, os pedidos para a cozinha. O processo é simples: por meio de um dispositivo móvel, os pedidos dos clientes são anotados; depois de confirmados, eles são mostrados em painéis informativos dentro da cozinha, mostrando uma comunicação eficiente para o negócio.
4. Tenha comodidade e segurança
A facilidade de poder acessar quaisquer informações em apenas um software é outro benefício oferecido pela plataforma.
Afinal, imagine o quanto seria desgastante acessar a comanda de um cliente em uma plataforma e os relatórios do mês em outro? Além disso, a necessidade de transportar os dados de um programa para outro aumenta as chances de gerar alguma informação incorreta.
Por outro lado, um programa eficiente permite que o restaurante tenha acesso às informações rapidamente, além de contar com a segurança própria contra invasões ou falhas internas, diminuindo os riscos de perdas de dados.
5. Tome melhores decisões
Como dissemos no item anterior, a geração completa de um relatório permite que a empresa tenha maior controle dos gastos feitos durante um período. Mas como os dados podem auxiliar na tomada de decisão?
Com uma análise estratégica, o empreendedor poderá observar quais os pratos mais pedidos e o que não vendeu bem em determinada época do ano, por exemplo.
Dessa forma, o restaurante poderá analisar quais foram os comportamentos mais comuns dentro de um período. Assim, o estabelecimento poderá prever quais serão os próximos acontecimentos, dando a possibilidade de criar ofertas para aumentar o faturamento da empresa.
Saiba como revender o software para restaurantes
Embora apresente muitos benefícios, como os citados, é comum que os donos de restaurantes fiquem desconfiados com a nova tecnologia, afinal, eles já estão habituados à sua forma de trabalhar. Mas, é claro, não é impossível vender um sistema desses a eles. Veja mais algumas vantagens que podem ajudar a convencê-los.
Atração de clientes
Com o avanço da internet, é natural que o hábito das pessoas tenha mudado. Em poucos cliques, pelo próprio smartphone, os clientes podem rapidamente encontrar um restaurante. Então, a presença do estabelecimento online chamará a atenção das pessoas, significando a chance de um número maior de novos clientes.
Explique, então, que existe a possiblidade de utilização dessa tecnologia para divulgar o restaurante pela internet de forma bastante eficaz.
Mostre a nova realidade
Os donos dos restaurantes podem relutar em entender como a tecnologia pode ajudar o seu empreendimento. Por isso, mostre o quanto o processo antigo de controle de comandas pode gerar a insatisfação dos frequentadores.
Ao automatizar os processos, os clientes receberão os seus pratos de forma prática e rápida. E, sabemos, diminuir o tempo de espera é um fator obrigatório para agradar um novo cliente, que está cada vez mais impaciente.
Entenda o produto
O vendedor que deseja ter sucesso vendendo softwares precisará ter conhecimento na área de atuação. Além de passar maior confiança, os clientes estarão mais dispostos em negociar com você.
Por esse motivo, estude a área de restaurantes. Um bom ponto de partida é chegar à resposta das seguintes perguntas:
- Como os programas podem beneficiar o dono?
- Como o software pode agilizar o contato com o fornecedor?
- Como o programa pode fidelizar um cliente?
- Como é o relacionamento do fornecedor com o dono do estabelecimento?
Conforme detalhamos, a tecnologia tornou-se obrigatória para as empresas que desejam se destacar no mercado, independente do ramo de atuação. Com um sistema para bares e restaurantes, processos que antes eram manuais, como o controle de comandas e a gestão de estoque, passam a ter mais eficácia, inclusive reduzindo os custos operacionais.
E você? Está interessado em atuar como revendedor de softwares? Entre em contato com a gente!