Você tem dificuldades para fechar vendas B2B em sua empresa? Saiba que a preocupação é comum, principalmente para quem deseja iniciar a venda de produtos ou serviços on-line.
Com a popularização da internet, o seu público-alvo é facilmente distraído por vídeos, sites e redes sociais. Por esse motivo, caso você acredite que divulgar a sua marca sem uma estratégia definida é a melhor forma de brigar pela concorrência, está enganado!
Deseja saber o que é preciso evitar para conseguir uma atenção adequada? Veja abaixo 4 erros que você não deve cometer em sua empresa!
1. Desconhecer o seu público
Você conhece bem as necessidades de seus clientes? Diante de um mundo turbulento de informações, as organizações contam com um desafio maior na hora de conquistar novos usuários. Por esse motivo, não há nada melhor do que entregar um serviço personalizado para se destacar da concorrência, certo?
Para isso, a sua empresa deve realizar estudos sobre a persona, bem como suas necessidades e o que ela busca para resolver os seus problemas. Além disso, a prática dará um melhor direcionamento para transformar os seus leads em vendas concretas.
2. Deixar de qualificar os leads gerados
Depois de entender o seu lead (seu potencial comprador) está na hora de qualificá-lo, para saber se ele está apto à sua oferta. Para isso, abandone a prática de cold calls, onde os vendedores utilizam as ligações a esmo para captar clientes.
Quando qualificamos os leads gerados, é natural que a taxa de rejeição diminua. Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Hubspot em 2016, indica que apenas 19% dos clientes estão aptos a fechar uma venda no primeiro contato com o seu produto.
Por outro lado, a mesma pesquisa indica que 60% dos usuários comprarão de você na etapa de consciência, ou seja, quando eles estão dispostos a ouvir as suas propostas.
Para qualificar leads, a sua empresa deve manter uma conversa personalizada com os possíveis clientes, verificar quais são as suas necessidades e avaliar quais prospects são qualificados para fechar uma venda.
3. Fazer a gestão inadequada das informações obtidas
Como dissemos, o empreendedor deve capturar diferentes dados durante a jornada do cliente. Caso você não tenha um software que valide e compile estas informações, é natural que o acúmulo prejudique o seu processo de vendas, seja no controle de disparo de e-mails, seja nas métricas de aquisição.
Por esse motivo, utilize uma ferramenta que integre e mantenha o controle dessas informações. Assim, você não só terá maior organização, como a sua equipe terá maior produtividade para atender os seus clientes..
4. Acelerar o ciclo de vendas B2B
Com pressa em realizar mais vendas por meio da jornada do cliente, alguns empreendedores cometem o erro de acelerar esse ciclo.
O problema é que o tempo curto nem sempre é suficiente para que os clientes criem confiança em sua empresa. Afinal, as pessoas não gostam de se sentir pressionadas para tomar decisões, principalmente os consumidores.
Para reduzir a taxa de rejeição dos usuários, mantenha a calma! Depois de entender as suas dores e apresentar as suas soluções, é preciso identificar o timing ideal para oferecer o seu produto e/ou serviço.
Como vimos no artigo, a concorrência pela atenção das pessoas se tornou mais disputada. A empresa que deseja aumentar a sua margem de lucro e melhorar suas vendas B2B deve guiar corretamente o lead em sua jornada do cliente.
Agora que você sabe quais erros deve evitar, veja o nosso artigo sobre quais indicadores de desempenho a sua empresa deve utilizar para melhorar as suas estratégias de vendas!