Iniciar o próprio negócio exige muita determinação e coragem. Afinal, não é nada fácil deixar a estabilidade de um emprego. Por isso, quem está abraçando um novo projeto pode se inspirar em uma série de lições de empreendedorismo disponíveis em artigos, livros, vídeos e palestras de grandes players do mercado.
Neste artigo reunimos quatro conselhos que empreendedores do mundo todo recomendam para quem está iniciando. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Confira 4 lições de empreendedorismo para o seu negócio
Embora cada experiência seja única, há algumas regras gerais que empresários aconselham para quem está abrindo o seu próprio negócio. Confira!
1. Arrisque-se
A própria decisão de abrir o próprio negócio é, por si só, um risco. Porém, ao longo do percurso, haverá uma série de decisões difíceis a serem tomadas. Arriscar-se é fundamental para que haja progresso.
Isso não é, entretanto, motivo para displicência: tenha cautela e realize testes antes de implementar mudanças definitivas.
2. Qualifique seus conhecimentos
Sempre é possível aprender mais e se aperfeiçoar. Há uma série de cursos, workshops e conteúdos disponíveis para você enriquecer o seu conhecimento e agregar ainda mais ao seu negócio.
3. Valorize o seu produto
Reconhecer a qualidade do seu produto ou serviço é essencial para garantir o sucesso do seu empreendimento. Assim, você estabelece uma precificação justa pelo que você vende.
Vale destacar, no entanto, que realizar melhorias constantes é fundamental para assegurar que o seu produto ou serviço seja desejado pelos seus clientes.
4. Busque inovação
Para que o seu negócio permaneça relevante no mercado, é importante investir na inovação.
Para isso, nem sempre são necessárias tecnologias disruptivas: implementar mudanças nos processos internos da empresa, ou mesmo nos procedimentos de atendimento ao cliente, já são ações que podem trazer um impacto positivo para o empreendimento.
Conheça três empreendedores de sucesso para se inspirar
Confira as dicas de três empreendedores para garantir o sucesso do seu negócio!
Luiz Seabra, fundador da Natura
Para Luiz Seabra, fundador da Natura — gigante brasileira de cosméticos —, o relacionamento com as consultoras foi fundamental para o sucesso da companhia. Hoje, são mais de 1,8 milhão de consultoras em toda América Latina.
De acordo com Seabra, a paixão pelas relações com os colaboradores é o que faz a empresa forte.
Mommy Choi, fundadora da Mommy Sauce
Aos 71 anos de idade, a sul-coreana Mommy Choi fundou a Mommy Sauce, empresa especializada em molhos. Para ela, a chave para um negócio de sucesso é começar o quanto antes. “Não fique pensando demais em uma ideia a ponto de desanimar. O tempo voa”, disse Mommy à reportagem do Shopify.
Ofli Guimarães, fundador da Meliuz
Para Guimarães, saber se o seu produto ou serviço será bem-aceito pelo mercado é fundamental antes de investir tempo e dinheiro no empreendimento. Trata-se da teoria de “falhar rápido”, difundida após a publicação do livro A Startup Enxuta, de Eric Ries.
Aprender com essas lições de empreendedorismo é uma forma de não cometer os mesmos erros dos outros e se inspirar para seguir em frente com o seu sonho. A paixão pelo que você faz é o maior combustível para o sucesso!
E aí, gostou do nosso post? Quer compartilhar seu conhecimento no assunto? Então deixe um comentário!